O Natal está quase aí. Há quem diga que ainda falta muito, mas estes dois meses passam mais rápido do que imaginamos. Quando chegar a altura vamos ter que pensar me tudo em cima do joelho e fazer tudo em cima do joelho, por isso esta é a melhor altura!
Falar de rabanada é falar de mesa de natal, é falar de doces conventuais, é falar de união, de família, de doces, ou seja, de tudo o que é bom. Este é um dos meus doces favoritos, por isso este ano começo por ele.
Rabanada
Finalmente uma receita que não leva leite. A rabanada é simplesmente o aproveitamento do pão duro que sobra dos dias anteriores, mas é maravilhoso não é?
Há muito que procurava uma receita assim, não é frita em óleo, nem leva leite, são logo duas vantagens que eu adoro, tudo bem, leva açúcar, mas é do amarelo. É mau, mas não é assim tão meu. É aquele pecado que podemos cometer no Natal! No Natal pode-se tudo!
Esta rabanada é frita/cozida numa calda fraca de açúcar, quer isto dizer que é em água com um pouco de açúcar. Alem disso leva ovos, de preferência naturais, mas dos do supermercado também passam.
É uma confeção para perfumar a casa, a maioria das pessoas gosta, então ficam deliciados com o cheirinho que fica e claro, ansiosos por provar! Depois podem logo dar o trunfo que não leva leite e nem se quer é frito!!!!!
É algo que eu comeria em vendedores ambulante e não percebo como é que ainda não há! Tal como há os vendedores de castanha devia haver o vendedor de rabanada! E vendia! Acreditem! Se quiserem, bem falado fazemos já negócio!
Natal é luz, cor, música, coisas boas e rabanadas! Claro! “Ai não gosto” Mais fica!! Confiram lá a receita!
Rabanadas do Convento
Ingredientes
- 1 pao de quilo fatiado
- 1 kg açucar amarelo
- 1 pau canela
- 1 casca de limao
- 20 g manteiga
- 1 pitada sal
- 6 ovos
- 2 calices jeropica
Instructions
- Leva ao lume 300g de açucar, 200ml de agua, o pau de canela, a casca de limao, a manteiga, o mel e o sal. Deixa engrossar um pouco;
- Retira do lume e adiciona a jeropiga. Deixa arrefecer;
- Bate os ovos num prato so para ficarem envolvidos;
- Coloca uma panela ao lume com 800g de açucar e um bom bocado de agua. Deixa ferver;
- Passa as fatias de pao pela primeira calda, depois pelo ovos e depois coloca na panela uma a uma;
- Por fim, servem-se regadas com a calda e polvilhadas com canela.
Guarda esta receita no Pintrest*



Alguma dúvida ou questão é só utilizar o formulário que está presente na página contacto, o através do email. Para um contacto mais pessoal e direto e talvez mais rápido podes sempre enviar-me uma mensagem privada através do instagram.
Publicações relacionadas